Guide for the Groom
Return

Dúvidas sobre: os serviços de wedding planner

Meu objetivo não é realizar um simples casamento fora do território de origem dos noivos, mas o de proporcionar uma experiência de casamento autentica made in Italy.
Por isso, além do planning geral, eu sou a interlocutora cultural dos noivos para unir as duas culturas nas quais sou bem arraigada por ser loítalo-brasileira e por amar de paixão os dois países e conhecer suas histórias e peculiaridades.
Meu moto é qualidade e não quantidade, por isso trabalho com um número limitado e selecionado de casais por ano e ofereço a organização de casamento "Full Service", ou seja, cuido da organização do casamento desde o início até o dia seguinte ao evento e estou sempre presente pessoalmente para coordenar o dia do evento.

Não exatamente. Full service se refere a tudo relacionado à mera organização do evento, para o qual todos os esforços necessários serão feitos. Eventos paralelos, como jantares de boas-vindas para convidados, brunch no dia seguinte, visitas em grupo a vinícolas ou locais de interesse serão cotados separadamente.

Logo nos primeiros contatos, que são super úteis, ajudo você a definir um orçamento aproximado através de uma série de perguntas, com as quais podemos estimar qual seria o seu investimento ideal para coroar o casamento que deseja.

Sim, a minha base é em Veneza e Milão, mas organizo casamentos em todos os locais italianos mais bonitos. Nesses quase 10 anos de experiência, criei um networking muito forte com colegas wedding planners, fornecedores locais e conhecimento do território que me permitem realizar casamento em todo o “BEL PAESE”.

Claro que SIM! O meu contrato foi estudado por advogados italianos e brasileiros especializados no setor, e inclui todas as cláusulas que protegerão nosso relacionamento desde os primeiros passos até a data do evento. Cada detalhe é definido preto no branco, não deixando espaço para dúvidas ou incógnitas.

A assinatura do contrato representa o início do processo de organização, definindo compromissos mútuos, formas de pagamento, prazos e tarefas da Wedding Planner.

Desde o início, os noivos recebem um “Processo de Planejamento” que define minha forma de trabalho, estabelecendo detalhadamente processos, tempos e procedimentos. Além disso, na “Carta de BENVENUTI”, os noivos terão acesso a um software de gerenciamento online, onde compartilharemos agendamentos online, controle de despesas, orçamentos, contratos, arquivos e lista de convidados.

Trabalho com uma equipe de 2 colaboradores fixos, que compartilham diferentes áreas de atuação. Durante os eventos o grupo é aumentado de acordo com as necessidades graças à colaboração de pessoal experiente na gestão operacional do casamento. Em caso de necessidade, a pedido dos noivos, também recorro a hostess para receber os convidados.

Sim, mas apenas encontro e verifico a qualidade e profissionalismo, e em todo o caso sempre sob a minha coordenação e direcção. É uma questão de proteger o resultado final, que me sinto obrigada a garantir sempre e em qualquer caso. Caso as escolhas pessoais dos noivos possam comprometer o sucesso do evento, eles serão solicitados a assinar um documento no qual a organizadora do casamento e o restante da equipe ficam isentos de qualquer responsabilidade. Isso não implica uma redução do meu empenho e da quantidade de horas dedicadas à organização do seu evento. Na verdade, fornecedores como catering e locais são muito importantes e são aqueles com quem mais devo colaborar, por exemplo. Por este motivo, não considero a escolha de alguns fornecedores trazidos pelos noivos como motivo para diminuir o valor do meu serviço.

Claro, é importante se sentir à vontade diante daqueles que ficarão encarregados de documentar um dia tão importante! No entanto, caso o estilo do fotógrafo escolhido pelos noivos esteja muito longe do que desejo para o meu portfólio, será minha responsabilidade entrar em contato com um fotógrafo de confiança que se encarregará de documentar os bastidores e as montagens, em total respeito pelo trabalho dos outros.

O serviço de location manager é um serviço exclusivo e de muita dedicação que reservo somente para os meus clientes. Se terei o prazer de organizar o seu casamento, ativarei esse serviço à sua medida. Se precisar de ajuda para definir o tipo de local que deseja, como Castello, Villa, Hotel, Sítio etc,o meu EBOOK vai ser uma ferramenta poderosa para te ajudar. Entre em contato comigo pelo whatsapp para saber como obter gratuitamente.

Sim, a consulta e seleção de um hotel ou villa confortável para você e seus convidados estão incluídos na lista de nossos principais serviços. Além disso, nossa base de locais é uma das maiores entre as agências de casamento. Teremos o maior prazer em recomendar as melhores opções para você, dependendo de todos os seus desejos.

Certamente. Posso ajudá-lo no gerenciamento da burocracia apresentando e retirando documentos, mantendo contato com o funcionário do estado, consulado e clero e fornecendo intérpretes quando necessário.

Com raras exceções, não. Preferi me concentrar apenas em um número limitado de casamentos.

Bem, sim! Organizar um casamento não é simples, ainda mais a distância. Seja para os noivos quanto para as assessoras que nem sempre conhecem todos os mecanismos do país de destino. Eu estou ativamente envolvida na indústria do casamento na Itália há muitos anos e moro aqui há mais de 20 anos. Tenho acesso a todo tipo de informação que pode ser vital para o sucesso de seu casamento na Itália! Sei o que há de bom e de ruim sobre os fornecedores locais e garanto que você receberá apenas serviços da mais alta qualidade.

Na verdade, os noivos costumam economizar dinheiro e, sem dúvida, gastam com mais sabedoria.
Planejar um casamento na Itália a milhares de quilômetros de distância, pode ser muito desafiador. Estaremos trabalhando junto com você e também atuando como seu “ intercessor” na Itália.
Depois de adicionar a minha fee de coordenação para planejar seu casamento, o custo do evento será quase o mesmo que você pagaria por conta própria. No entanto, você obtém o valor agregado de anos de experiência no planejamento de casamentos, os melhores contatos e conhecimento atualizado sobre todos os aspectos do seu casamento na Itália.

Infelizmente não. A minha opção é dar o meu melhor selecionando apenas casamentos de uma determinada importância que me comprometa profundamente e onde cuido de um serviço completo e muito amplo. Isso me impede de satisfazer todas as solicitações, começando pelas de serviços parciais.

Para me contratar, os noivos precisam somente entrar em contato comigo por DM do Instagram, por e-mail ou WhatsApp, assim marcamos um CAFÉ VIRTUAL e vamos passar pela fase que eu gosto de chamar de "innamoramento" aonde vamos nos conhecer e entender se podemos nos "casar". Depois disso envio a minha proposta. Pra mim conhecer os noivos pessoalmente é prioridade por isso sou sempre eu por trás de cada mensagem e contato seja por onde for.

Tudo que realizo é sob medida, então falar de faixas de preços como se fosse um pacote é subestimar o valor que agrego à celebração do casamento. Literalmente os pacotes não são os meus tipos de casamento. O que eu sei fazer muito bem é criar uma relação de amor entre o sonho (expectativa) e o real (budget de investimento). Posso dar uma indicação de valor do meu serviço completo que é a partir de 3.000 euros, para casamento com convidados. Eventuais extras ou reembolsos de despesas serão orçamentados (redundancia) e avaliados com base na complexidade logística e no período do ano em que o evento será realizado. Não adicionarei o IVA até o final de 2022.

Sim, adoramos casamentos a dois ou com poucos convidados. Se você sonha com umas belas férias com 2 a 12 parentes e amigos, estamos sempre mais do que felizes em organizá-las para você.

Criamos casamentos especiais na Itália desde 2012 Planejamos inumeros casamentos incríveis e colocamos um pedaço de nossa alma em cada um.

Nossa prioridade é cuidar de cada casal e prestar muita atenção aos detalhes, portanto o número de casamentos que planejamos é limitado no máximo a 20 casamentos por ano. Não estamos atrás de um grande fluxo de clientes, cada casamento é um evento único e especial para nós.

Perguntas e dúvidas sobre: fornecedores, vendedores e impostos

Ao contrário dos Estados Unidos ou mesmo do Reino Unido, a Itália não é um país onde se espera uma gorjeta. Porém, principalmente nas áreas mais frequentadas pelos turistas, eles costumam receber dicas caso você tenha gostado do serviço. Portanto, não será visto como ofensivo se você deixar uma dica, nem será inaceitável se você não deixar uma.

Geralmente, ao reservar um fornecedor, você precisará pagar um depósito para confirmar os serviços do dia. Isso vai variar, mas considere que 30% -50% é normal. Na maioria dos casos tudo é parcelado em 3 vezes.
Eu cuidarei de planejar todos os pagamentos a serem feitos e os lembretes de quanto deve ser feito mas devido a minha política de transparência, será você a pagar cada fornecedor. Mas sempre escolhemos o processo mais fácil para a transferência bancária e auxiliamos você nesse processo.

A Società Italiana degli Autori ed Editori (SIAE) é uma organização que arrecada as receitas devidas pela utilização de obras protegidas por direitos de autor e as redistribui aos legítimos proprietários (autori) e aos seus editores (editori).
Qualquer pessoa que utilize cópias de obras protegidas por direitos autorais em qualquer forma de entretenimento deve obter autorização prévia dos titulares dos direitos (Lei de 22 de abril de 1941, nº 633). Isso cobre qualquer instância em que música pré-gravada seja tocada ou música ao vivo executada, e inclui o uso de música protegida por direitos autorais em casamentos e eventos corporativos.
A propriedade intelectual é protegida por lei até 70 anos após a morte do último autor. Por exemplo, os royalties não são exigidos para executar uma peça de Beethoven, mas para executar Fly Me to the Moon os direitos deverão ser pagos aos herdeiros do autor (Bart Howard) até 2074.
As taxas exigidas pelos direitos autorais não podem ser tratadas como impostos ou taxas, mas como remuneração pelo trabalho realizado pelos criadores de obras intelectuais. O uso indevido das obras é considerado crime segundo a lei italiana.

O SIAE cobra dos organizadores do evento. No caso de casamentos, os cônjuges são considerados "organizadores" do evento, embora a gestão do local possa ter alguma responsabilidade. No entanto, os organizadores do casamento, músicos, empresas de catering e outros envolvidos no evento não são responsáveis.
No caso de um evento corporativo, o "organizador" é a empresa que organiza todo o evento e a autorização é paga pelo cliente final. A licença deve ser paga antecipadamente.
Alguns locais de eventos possuem convênios com o SIAE, principalmente para a utilização de músicas pré-gravadas; embora isso geralmente não cubra música tocada por DJs ou músicos tocando. Nestes casos os custos já estão amortizados no preço do local.
A autorização do SIAE pode ser solicitada com antecedência no escritório do SIAE mais próximo do local do casamento - no entanto, cuidarei disso para você como parte do meu serviço.
O custo de uma licença de desempenho depende de três fatores:
Categoria do local; Número de convidados; Tipo de entretenimento
Os locais são divididos principalmente em duas categorias:
Locais padrão ; Locais de luxo
Quase todos os locais que hospedam casamentos e jantares corporativos são considerados locais de "luxo".
Para dar uma estimativa, a licença normalmente ronda os 300-470 euros para o evento.
O entretenimento pode ser de dois tipos: com ou sem dança. As licenças para apresentações são mais caras para eventos com dança.
Ao fazer um pedido de licença, o organizador é convidado a declarar estes três parâmetros:
Tipo de localização
número de convidados; se deve haver dança.
A exatidão de suas declarações pode ser verificada no dia do evento, no local, por um comissário do SIAE. Se houver discrepância entre o que foi solicitado na autorização e o que acontece no dia, o organizador pode ser severamente penalizado e a música pode ser interrompida.
O bordereau
Junto com a licença do SIAE, o organizador recebe um formulário comumente chamado de borderò ou bordereau (programa de música) que deve ser preenchido pelo intérprete com todas as músicas executadas na totalidade ou em parte.
Este formulário deve ser devolvido ao escritório do SIAE nos dias seguintes ao evento. Cuidarei disso para você como parte do meu serviço.

O imposto sobre o valor agregado (IVA - IVA) tem uma taxa padrão de 22%.
As taxas reduzidas de IVA às vezes se aplicam a 10% para alguns serviços - freqüentemente transporte de passageiros, acomodação e restaurantes, por exemplo.

De um modo geral, quanto mais cedo melhor.
Recomendo reservar o seu fotógrafo de 1 ano a 6 meses antes do dia do casamento, a fim de garantir os serviços do seu fotógrafo profissional de casamento antes que ele ou ela seja reservado por outra pessoa.
Irei orientar o planejamento e orientá-lo da melhor forma, para que tudo seja planejado perfeitamente no prazo e com antecedência.

Um número exato não pode ser calculado, pois os casamentos são eventos não controlados.
O objetivo dos fotógrafos de eventos de casamento é capturar o máximo de momentos importantes possível.
Em média, você pode esperar entre 50 a 100 imagens por hora. Mas de qualquer forma, no contrato com o fornecedor iremos estabelecer essa quantidade.

Basta enviar uma imagem por e-mail. Nossos fornecedores de cabelo e maquiagem para casamento têm o compromisso de agradá-lo e recriar o que você quiser.

Ao escolher flores para o casamento, você deve primeiro considerar seu tipo de corpo.
Você é alto, baixo, corpulento ou pequeno? Um buquê menor é melhor para a noiva pequena, enquanto a noiva alta ou corpulenta deve escolher um buquê maior.
Você também precisará considerar a cor e o estilo de seu vestido. Se o seu vestido for ornamentado, talvez com apliques florais, pérolas ou lantejoulas, você não gostaria de escondê-lo com um grande buquê.
Um buquê amarrado à mão ou braço que pode ser segurado ao lado funciona bem. Um buquê redondo funciona com quase tudo. Ambos os estilos são bons para vestidos justos ou com corte A.
Se você preferir uma cascata, considere se um buquê solto ou arejado seria melhor. Para um vestido estilo salão de baile, pode-se sair com um buquê mais cheio e maior.
Quanto a quais flores usar com qual estilo de buquê, certas flores se prestam ao design. Por exemplo, os lírios de calla são ideais para um buquê amarrado à mão e as rosas abertas são perfeitas para um ramalhete redondo. Podemos olhar amostras e livros juntos para ajudar a determinar quais flores usar.
Outra consideração muito importante é quais são suas flores favoritas, para que possamos incorporá-las aos buquês. As cores dependem do que os atendentes estão vestindo. Você pode incluir a cor das damas de honra no buquê da noiva ou fazer o dela diferente para destacá-la.
Dos tons pastéis aos escuros tenha em mente uma forma de combinar, mas também tenha um contraste para que as flores fiquem em contraste com o vestido.
Você também pode considerar o uso de flores de seda. A vantagem de usar flores de seda é que podem ser tingidas de qualquer cor. Escolha flores de seda que tenham cores semelhantes às suas contrapartes frescas para manter uma aparência realista. O objetivo principal é conseguir um look coordenado que reúna tudo.
É uma boa ideia você olhar revistas, internet e outras fontes, para ter uma ideia do que você gosta antes da consulta, porque as opções são tantas que pode ser opressor.
Posso trabalhar com você para combinar seus gostos e preferências, juntamente com o meu conhecimento e experiência, para tomar uma decisão fácil sobre quais flores usar.

Perguntas frequentes gerais para casamentos na Itália?

Os sites de casamento são ótimos para obter todas as informações sobre o seu casamento e colocá-las à disposição dos convidados.
Você pode incluir datas, horários e locais, informações sobre hotéis e informações sobre atrações locais.
Você também pode permitir que os convidados naveguem em uma galeria de fotos.
Muitos dos meus clientes nos dizem que o maior benefício de seu site de casamento é que eles não precisam perder tempo respondendo a perguntas sobre quem, o quê, onde, quando e por quê. Todas essas informações estavam disponíveis no site do casamento, para que os convidados pudessem obter suas respostas lá.
Terei o maior prazer em lhe dar recomendações sobre como proceder para construir o seu.

Os convites devem ser enviados quatro a seis meses antes da data do casamento.
Para um destination wedding, recomendamos 9 a 5 meses antes, com seus RSVPs sendo recebidos 2 meses antes da data.
Muito útil também é enviar um Save the date de 15 a 12 meses antes.

Os dois tipos de convites mais adequados e formais são os convites escritos à mão ou gravados, feitos em papel comum ou com um painel simples.
No entanto, a grande maioria das pessoas se refere a papéis de carta que usam impressão digital, então você não precisa sentir que está fazendo algo terrivelmente impróprio se fizer outra escolha.

Há um equívoco de que todos os italianos têm casamentos em estilo buffet - isso não é verdade!
Os italianos são formais por natureza e para comemorar uma ocasião importante, um jantar sentado é a norma. Estes podem variar de 3 ou mais pratos, normalmente incluindo 2 pratos de massa / risoto seguidos de uma entrada principal.
Isso não quer dizer que antes do jantar sentado não haja um buffet de aperitivos muito generoso, servindo petiscos e aperitivos. Esta é normalmente uma seleção muito generosa, servida cerca de uma hora antes do jantar e após a cerimônia. Bebidas leves e refrescantes como prosecco, coquetéis leves e sucos de frutas são normalmente servidos aqui, enquanto durante o jantar sentado, os locais que incluem vinho em seu menu normalmente permitem cerca de 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas.
O bolo de casamento italiano é muitas vezes um bolo muito grande, feito com uma camada de creme fresco - seja com massa folhada ou um bolo de esponja - adornado com frutas frescas ou chocolate. Um bolo de casamento em camadas no estilo americano pode, é claro, sempre ser providenciado se esta for sua preferência.
Após o jantar, um bar aberto será organizado - geralmente mais baseado em coquetéis - e será servido durante a sua festa. O custo dependerá sempre do número de pessoas e da duração do serviço solicitado.

Felizmente, na Itália, até os vinhos da casa são ótimos e a maioria dos vinhos servidos com menus de casamento foi selecionada por um sommelier dedicado.
Mas uma taxa de corkage (um suplemento pago ao local para poder trazer o seu próprio vinho para um casamento) não é normal, 99% dos locais não o permitem.
Certos locais podem ser mais flexíveis se estiverem acostumados a trabalhar quase exclusivamente com uma clientela internacional; no entanto, a taxa pode muitas vezes ser bastante cara e, por sua vez, não tão conveniente.

Os casamentos ocorrerão normalmente antes da hora das refeições - sendo um almoço ou jantar.
A grande maioria opta por jantar para festejar até tarde. A Itália é um país quente e a maioria das recepções de almoço acontecem dentro de casa devido ao calor.
Como a Itália tem tantos belos espaços ao ar livre para jantar e também devido ao fato de que os italianos tendem a comer mais tarde, o horário normal para o jantar é por volta das 19h30 às 20h30 como horário de início.
Por isso, as cerimônias da tarde terão início, no máximo, às 16h, com o objetivo de manter a temperatura ideal e respeitar o horário de funcionamento dos locais.
Considere que as recepções na hora do almoço acontecerão depois da cerimônia da manhã ou do meio-dia até por volta das 18h e uma recepção à noite das 16h à meia-noite (muitos locais permitirão isso até mais tarde!)
De qualquer forma os locais são todos muito disponíveis para acharmos o horário ideal para celebrar o seu casamento.

Quanto mais cedo você começar a planejar seu casamento, melhor. Normalmente, os melhores locais e datas são reservados com 12 a 18 meses de antecedência. No entanto, tivemos várias experiências na organização de casamentos em apenas 2 meses e tudo correu muito bem.

É ótimo caso você tenha a oportunidade. Caso contrário, podemos fazê-lo por si e fornecer-lhe uma avaliação em vídeo e fotografia ou qualquer outra informação sobre o local, para que possa conhecer melhor o local do seu casamento.

Não existe uma resposta pronta e certa para esta pergunta - tudo depende do local que você escolher, do número de convidados que você tem e dos seus desejos. Na nossa experiência, com uma dimensão média de um casamento (30-40 pessoas) podemos contar com a tarifa de 400-800 euros por pessoa.

Cerimônias de casamento italianas e o que esperar

Isso depende do tipo de cerimônia: os casamentos civis geralmente duram 20/30 minutos, em vez das cerimônias católicas são geralmente mais longas, normalmente até 1 hora.

É reconhecido internacionalmente.

Sim, mas você precisa de um oficial local licenciado na Itália para os documentos legais. Muitos casais fazem com que seu pastor realize a cerimônia e um pastor italiano licenciado para a papelada.

Não, deve ser emitido na Itália para obter uma certidão de casamento legal.
A menos que você deseje ter uma cerimônia simbólica, nesse caso você registrará seu casamento em seu país de origem e nós criaremos para você sua cerimônia perfeita na Itália.
Isso também é possível para bênçãos católicas, mas você deve se casar civilmente antes de sua bênção em uma igreja italiana.

Sim, claro.. Todos os nossos oficiantes ficarão felizes em permitir que você tenha tempo durante a cerimônia para expressar seus sentimentos pessoais um ao outro.

Questions about: wedding planner services

Questions and doubts about: suppliers, sellers and taxes

General FAQs for Weddings in Italy?

Italian wedding ceremonies and what to expect

Who is your wedding planning service for?

My goal is not to hold a simple wedding outside the bride and groom’s home territory, but to provide an authentic Made in Italy wedding experience.
Therefore, in addition to the general planning, I am the bride and groom’s cultural interlocutor to unite the two cultures in which I am deeply rooted for being Loitano-Brazilian and for passionately loving both countries and knowing their histories and peculiarities.
My moto is quality and not quantity, that’s why I work with a limited and selected number of couples per year and I offer the “Full Service” wedding organization, that is, I take care of the wedding organization from the beginning until the day after the event and I am always present in person to coordinate the day of the event.

Is there an actual contract to regulate our agreement?

Of course yes! My contract was studied by Italian and Brazilian lawyers specialized in the sector, and includes all the clauses that will protect our relationship from the first steps until the date of the event. Every detail is defined in black and white, leaving no room for doubts or unknowns.
The signing of the contract represents the beginning of the organization process, defining mutual commitments, payment methods, deadlines and Wedding Planner tasks.

Do you work with parties?

With rare exceptions, no. I preferred to focus only on a limited number of marriages.

How much does it cost to have you as a wedding planner?

Everything I make is bespoke, so talking about price ranges as if it were a package is underestimating the value I add to the wedding celebration. Literally packages are not my type of wedding. What I know how to do very well is to create a love relationship between the dream (expectation) and the real thing (investment budget). I can give you an indication of the value of my complete service, which starts at 3,000 euros, for weddings with guests. Any extras or reimbursement of expenses will be budgeted (redundancy) and evaluated based on the logistical complexity and the period of the year in which the event will be held. I will not add VAT until the end of 2022.

Does full service mean all inclusive?

Not exactly. Full service refers to everything related to the mere organization of the event, for which all necessary efforts will be made. Side events such as welcome dinners for guests, next day brunch, group visits to wineries or places of interest will be quoted separately.

What is your method of working during the wedding planning phase?

From the beginning, the bride and groom receive a “Planning Process” that defines my way of working, establishing processes, times and procedures in detail. In addition, in the “Letter of BENVENUTI”, the bride and groom will have access to an online management software, where we will share online appointments, expense control, budgets, contracts, files and guest list.

Can you tell me the name of some beautiful place to organize my wedding?

The location manager service is an exclusive and very dedicated service that I reserve only for my clients. If I will have the pleasure of organizing your wedding, I will activate this service to suit you. If you need help defining the type of place you want, such as Castello, Villa, Hotel, Sítio etc, my EBOOK will be a powerful tool to help you. Contact me via WhatsApp to find out how to get it for free.

Do I really need the local wedding planner?

Well, yes! Organizing a wedding is not simple, even more at a distance. Whether for the newlyweds or for the advisors who do not always know all the mechanisms of the country of destination. I have been actively involved in the wedding industry in Italy for many years and have lived here for over 20 years. I have access to all kinds of information that can be vital to the success of your wedding in Italy! I know the good and bad about local providers and I guarantee you will receive only the highest quality service.

Do you plan small weddings?

Yes, we love weddings for two or with few guests. If you dream of a beautiful vacation with 2 to 12 relatives and friends, we are always more than happy to organize it for you.

Suellen, do you work alone or with a team?

I work with a team of 2 permanent employees, who share different areas of expertise. During events, the group is expanded according to needs thanks to the collaboration of experienced personnel in the operational management of the wedding. If necessary, at the request of the bride and groom, I also use the hostess to receive the guests.

Do you help find accommodation for us and guests?

Yes, the consultation and selection of a comfortable hotel or villa for you and your guests is included in the list of our main services. In addition, our base of locations is one of the largest among wedding agencies. We will be happy to recommend the best options for you, depending on all your wishes.

Will a wedding planner in Italy cost me more than if I planned my wedding myself?

In fact, newlyweds often save money and undoubtedly spend more wisely.
Planning a wedding in Italy thousands of miles away can be very challenging. We will be working together with you and also acting as your “intercessor” in Italy.
After adding my coordination fee to plan your wedding, the cost of the event will be about the same as what you would pay on your own. However, you get the added value of years of wedding planning experience, the best contacts and up-to-date knowledge about all aspects of your wedding in Italy.

What should I do if I have no idea what the total wedding budget might be?

From the very first contacts, which are super useful, I help you define an approximate budget through a series of questions, with which we can estimate what would be your ideal investment to crown the wedding you want.

Do you work with suppliers brought by the bride and groom?

Yes, but I only find and verify the quality and professionalism, and in any case always under my coordination and direction. It is a question of protecting the final result, which I feel obliged to guarantee always and in any case. If the bride and groom’s personal choices could compromise the success of the event, they will be asked to sign a document in which the wedding organizer and the rest of the team are exempt from any liability. This does not imply a reduction in my commitment and the amount of hours dedicated to the organization of your event. In fact, suppliers such as catering and venues are very important and are the ones I should collaborate with the most, for example. For this reason, I do not consider the choice of some suppliers brought by the bride and groom as a reason to reduce the value of my service.

Can you help me with the civil and religious marriage documents?

Certainly. I can help you manage paperwork by presenting and picking up documents, maintaining contact with state officials, consulates and clergy, and providing interpreters when needed.

Can I request the wedding day coordinator service?

Unfortunately not. My option is to do my best by selecting only weddings of a certain importance that I am deeply committed to and where I take care of a complete and very broad service. This prevents me from satisfying all requests, starting with partial services.

How long have you been involved in wedding planning?

We’ve been creating special weddings in Italy since 2012 We’ve planned countless amazing weddings and put a piece of our soul into each one.

Do you organize weddings all over Italy?

Yes, my base is in Venice and Milan, but I organize weddings in all the most beautiful Italian locations. In these almost 10 years of experience, I created a very strong network with fellow wedding planners, local suppliers and knowledge of the territory that allow me to perform weddings throughout “BEL PAESE”.

Can I choose the photographer of my choice?

Of course, it’s important to feel comfortable in front of those who will be in charge of documenting such an important day! However, if the style of the photographer chosen by the bride and groom is very far from what I want for my portfolio, it will be my responsibility to contact a trusted photographer who will be in charge of documenting the backstage and the montages, in full respect for the work of the others.

How do I request a quote from you Suellen?

To hire me, the bride and groom just need to contact me by DM from Instagram, by email or WhatsApp, so we set up a VIRTUAL COFFEE and we’ll go through the phase that I like to call “innamoramento” where we’ll get to know each other and understand if we can “marry”. After that I send my proposal. For me, meeting the bride and groom in person is a priority so it’s always me behind every message and contact wherever it may be.

How many weddings do you organize per year?

Our priority is to take care of each couple and pay close attention to detail, so the number of weddings we plan is limited to a maximum of 20 weddings per year. We are not after a large flow of clients, each wedding is a unique and special event for us.

Should I tip in Italy, and if so, how much?

Unlike the US or even the UK, Italy is not a country where tipping is expected. However, especially in the areas most frequented by tourists, they usually receive tips if you liked the service. So it won’t be seen as offensive if you leave a tip, nor will it be unacceptable if you don’t leave one.

Will I have to make a deposit every time I book a supplier?

Generally, when booking a supplier, you will need to pay a deposit to confirm the services of the day. This will vary, but consider that 30%-50% is normal. In most cases everything is paid in 3 installments.
I will take care of planning all payments to be made and reminders of how much must be made but due to my transparency policy, you will be paying each supplier. But we always choose the easiest process for bank transfer and help you in that process.

How far in advance should I book a wedding photographer?

Generally speaking, the sooner the better.
I recommend booking your photographer from 1 year to 6 months before your wedding day in order to secure the services of your professional wedding photographer before he or she is booked by someone else.
I will guide the planning and guide you in the best way, so that everything is planned perfectly on time and in advance.

How many images will I receive from my wedding photographer?

An exact number cannot be calculated as weddings are uncontrolled events.
The goal of wedding event photographers is to capture as many important moments as possible.
On average, you can expect between 50 and 100 images per hour. But anyway, in the contract with the supplier we will establish this amount.

Fell in love with a bouquet / cake / hairstyle I saw in a magazine. What can I do about it?

Just send an image by email. Our wedding hair and makeup suppliers are committed to pleasing you and recreating what you want.

What is the SIAE music tax I've heard about and who pays it?

The Società Italiana degli Autori ed Editori (SIAE) is an organization that collects the revenues owed for the use of works protected by copyright and redistributes them to the legitimate owners (authori) and their publishers (editori) .
Anyone using copies of copyrighted works in any form of entertainment must obtain prior authorization from the copyright holders (Law of April 22, 1941, No. 633). This covers any instance where pre-recorded music is played or live music performed, and includes the use of copyrighted music at weddings and corporate events.
Intellectual property is protected by law for up to 70 years after the death of the last author. For example, royalties are not required to perform a Beethoven piece, but to perform Fly Me to the Moon royalties must be paid to the author’s heirs (Bart Howard) by 2074.
The fees required by copyright cannot be treated as taxes or fees, but as remuneration for work performed by creators of intellectual works. The misuse of the works is considered a crime under Italian law.

What is VAT?

Value added tax (VAT – VAT) has a standard rate of 22%.
Reduced VAT rates sometimes apply to 10% for some services – often passenger transport, accommodation and restaurants, for example.

Who pays the SIAE?

SIAE charges the event organizers. In the case of weddings, the spouses are considered “organizers” of the event, although the management of the venue may have some responsibility. However, the wedding organizers, musicians, catering companies and others involved in the event are not responsible.
In the case of a corporate event, the “organizer” is the company that organizes the entire event and the authorization is paid by the end customer. The license must be paid in advance.
Some event venues have agreements with SIAE, mainly for the use of pre-recorded music; although this generally does not cover music played by DJs or performing musicians. In these cases the costs are already amortized in the price of the place.
SIAE authorization can be requested in advance at the SIAE office closest to the wedding venue – however I will take care of this for you as part of my service.
The cost of a performance license depends on three factors:
Location category; Number of guests; type of entertainment
Locations are mainly divided into two categories:
Default locations ; luxury places
Almost all venues that host weddings and corporate dinners are considered “luxury” venues.
To give an estimate, the license is usually around 300-470 euros for the event.
Entertainment can be of two types: with or without dancing. Performance licenses are more expensive for dance events.
When making a license request, the organizer is invited to declare these three parameters:
Location type
number of guests; whether there should be dancing.
The accuracy of your statements can be verified on the day of the event, on site, by a SIAE commissioner. If there is a discrepancy between what was requested in the authorization and what happens on the day, the organizer can be severely penalized and the music can be stopped.
The bordereau
Along with the SIAE license, the organizer receives a form commonly called a borderò or bordereau (music program) that must be completed by the performer with all the songs performed in whole or in part.
This form must be returned to the SIAE office within the days following the event. I will take care of it for you as part of my service.

Guide - How should I choose my bouquet?

When choosing flowers for your wedding, you must first consider your body type.
Are you tall, short, burly or small? A smaller bouquet is best for the petite bride, while the tall or burly bride should choose a larger bouquet.
You will also need to consider the color and style of your dress. If your dress is ornate, perhaps with floral appliqués, pearls or sequins, you wouldn’t want to hide it with a big bouquet.
A hand-tied or arm-tied bouquet that can be held at the side works well. A round bouquet works with almost anything. Both styles are good for fitted or A-line dresses.
If you prefer a waterfall, consider whether a loose or airy bouquet would be better. For a ballroom-style dress, you can go with a fuller and larger bouquet.
As for which flowers to use with which style of bouquet, certain flowers lend themselves to design. For example, calla lilies are ideal for a hand-tied bouquet and open roses are perfect for a round bouquet. We can look at samples and books together to help determine which flowers to use.
Another very important consideration is what your favorite flowers are, so we can incorporate them into the bouquets. The colors depend on what the attendants are wearing. You can include the bridesmaids’ color in the bride’s bouquet or make hers different to make her stand out.
From pastels to dark tones, keep in mind a way to match, but also have a contrast so that the flowers are in contrast with the dress.
You can also consider using silk flowers. The advantage of using silk flowers is that they can be dyed any color. Choose silk flowers that are similar in color to their fresh counterparts to maintain a realistic look. The main objective is to achieve a coordinated look that brings it all together.
It’s a good idea to look at magazines, the internet and other sources to get an idea of what you like before the appointment, because the options are so overwhelming that it can be overwhelming.
I can work with you to match your tastes and preferences, along with my knowledge and experience, to make an easy decision about which flowers to use.

Do we need a wedding website?

Wedding websites are great for getting all the information about your wedding and making it available to guests.
You can include dates, times and locations, hotel information, and information about local attractions.
You can also allow guests to browse a photo gallery.
Many of my clients tell us that the biggest benefit of their wedding website is that they don’t have to waste time answering questions about who, what, where, when and why. All of this information was available on the wedding website, so guests could get their answers there.
I will be happy to give you recommendations on how to go about building yours.

When should I invite my invites?

Invitations must be sent out four to six months before the wedding date.
For a destination wedding, we recommend 9-5 months in advance, with your RSVPs being received 2 months before the date.
It is also very useful to send a Save the date 15 to 12 months in advance.

Moment of weddings in Italy - what is normal?

Weddings will normally take place before mealtime – either lunch or dinner.
The vast majority opt for dinner to party until late. Italy is a hot country and most lunch receptions take place indoors due to the heat.
As Italy has so many beautiful outdoor dining spaces and also due to the fact that Italians tend to eat later, the normal dinner time is around 7:30pm to 8:30pm as a start time.
Therefore, the afternoon ceremonies will start at most at 4 pm, with the aim of maintaining the ideal temperature and respecting the opening hours of the places.
Consider that lunchtime receptions will take place after the morning ceremony or midday until around 6pm and an evening reception from 4pm to midnight (many venues will allow this until later!)
Anyway, the locations are all very available for us to find the ideal time to celebrate your wedding.

Guide - What is the most appropriate way to make my invitations?

The two most suitable and formal types of invitations are handwritten or engraved invitations made on plain paper or with a plain panel.
However, the vast majority of people refer to stationery that uses digital printing, so you don’t have to feel like you’re doing something terribly inappropriate if you choose otherwise.

When do I start preparing for the wedding?

The sooner you start planning your wedding, the better. Typically, the best locations and dates are booked 12 to 18 months in advance. However, we had several experiences in organizing weddings in just 2 months and everything went very well.

What can I expect from food and drink?

There is a misconception that all Italians have buffet style weddings – this is not true!
Italians are formal by nature and to celebrate an important occasion, a seated dinner is the norm. These can range from 3 or more courses, typically including 2 pasta/risotto dishes followed by a main entree.
This is not to say that before the seated dinner there is not a very generous appetizer buffet, serving snacks and appetizers. This is normally a very generous selection, served about an hour before dinner and after the ceremony. Light, refreshing drinks like prosecco, light cocktails and fruit juices are typically served here, while during seated dinner, venues that include wine in their menu typically allow around 1 bottle of wine for every 2 people.
The Italian wedding cake is often a very large cake, made with a layer of fresh cream – either with puff pastry or a sponge cake – adorned with fresh fruit or chocolate. An American-style tiered wedding cake can, of course, always be provided if that is your preference.
After dinner, an open bar will be organized – usually more cocktail-based – and will be served during your party. The cost will always depend on the number of people and the duration of the requested service.

Do we have to visit the venue before our wedding?

It’s great if you have the opportunity. If not, we can do it for you and provide you with a video and photo review or any other venue information so you can get to know your wedding venue better.

Can I bring my own wine to a wedding in Italy?

Fortunately, in Italy, even the house wines are great and most of the wines served with wedding menus have been selected by a dedicated sommelier.
But a corkage fee (a supplement paid to the venue to be able to bring your own wine to a wedding) is not normal, 99% of venues don’t allow it.
Certain locations may be more flexible if they are used to working almost exclusively with an international clientele; however, the fee can often be quite expensive and in turn not so convenient.

How much does a wedding in Italy cost?

There is no ready and right answer to this question – it all depends on the venue you choose, the number of guests you have and your desires. In our experience, with an average wedding size (30-40 people) we can count on a rate of 400-800 euros per person.

How long does a ceremony in Italy last?

This depends on the type of ceremony: civil weddings usually last 20/30 minutes, whereas Catholic ceremonies are usually longer, typically up to 1 hour.

Can my house pastor perform the ceremony in Italy?

Yes, but you need a local official licensed in Italy for the legal documents. Many couples have their pastor perform the ceremony and a licensed Italian pastor do the paperwork.

Is my Italian marriage certificate legal in places other than Italy?

It is internationally recognized.

Can I get my marriage certificate at home before going to Italy?

No, it must be issued in Italy to obtain a legal marriage certificate.
Unless you wish to have a symbolic ceremony, in which case you will register your marriage in your home country and we will create your perfect ceremony in Italy for you.
This is also possible for Catholic blessings, but you must be civilly married before your blessing in an Italian church.

Can we write our own vows for our wedding in Italy?

Yes, of course. All of our officiants will be happy to allow you time during the ceremony to express your personal feelings to each other.